Category: Turismo

Desde a segunda-feira, 13 de fevereiro, a Prefeitura de Palmares do Sul, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, está disponibilizando para Quintão uma cadeira anfíbia que possibilita o banho de mar à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; valorizando as questões de acessibilidade.

A cadeira ficará centralizada com o Comando dos guarda-vidas, na guarita 215 (Av. dos Bancários) para agendamento e uso, inclusive podendo ocorrer em outras guaritas (conforme necessidade dos usuários).

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Mauricio Muniz, do vice Gilmar Souza, do secretário de Turismo, Marcão Ventura, demais secretários, guarda-vidas e comunidade.

Após percorrer os distritos e o município vizinho Capivari do Sul, e com desfile pelas ruas da Sede, no dia 20 de setembro, encerrou a Cavalgada da Semana Farroupilha de Palmares do Sul; que neste ano homenageou a professora Jane Handschunch Pinto.
O ato de extinção da chama, pronunciamentos do prefeito Mauricio Muniz; do secretário de Turismo, Cultura, desporto e Lazer, Marco Ventura; e do coordenador da cavalgada e filho da homenageada (em nome da família presente), Fernando Brown; além de apresentações e baile, ocorreu no Clube dos Jipeiros.

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, o prefeito Mauricio Muniz participou, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, do ato de lançamento do “Litoral Norte nas 4 Estações” – projeto do Governo do Rio Grande do Sul de integração turística dos Municípios. Estavam presentes o governador Ranolfo Vieira Junior e o secretário de Turismo do Estado, Raphael Ayub (que é de Capão da Canoa).
Com isto, Palmares do Sul passa a integrar o novo projeto do Governo do Estado de convergência turística e econômica na região do Litoral Norte. O principal projeto a ser explorado pelo município é o retorno da Arrozarte, que terá em 2023 sua terceira edição, e também faz parte do novo conteúdo.
“Para nós é um momento muito importante. É um passo para colocarmos Palmares do Sul em evidência o ano todo, explorando suas riquezas e potencial turístico. Temos a praia do Quintão; eventos grandiosos, como o encontro dos jipeiros; novas ideias, como o passeio ciclístico e o kite surf; parcerias com aqueles que se propõem em apresentar projetos; as culturas da pesca e da agro; e o retorno da Arrozarte como um dos maiores eventos da região. Estamos aproveitando uma grande oportunidade para o crescimento do nosso Município”, comenta o prefeito Mauricio Muniz.

Em um belo evento realizado na noite de sexta-feira, 12 de agosto, foi escolhida a Corte da III Arrozarte de Palmares do Sul, que acontecerá em maio de 2023.

Das quatro candidatas participantes, a rainha escolhida foi Maria Antonia da Silveira, 18 anos, moradora de Quintão. A 1ª princesa foi Wendi de Oliveira Carvalho e a 2ª Princesa Isadora Rosa; ambas da Sede. A quarta participante, Vitória Saraiva, moradora de Granja Vargas, ganhou um ensaio fotográfico.

A escolha ocorreu após as candidatas passarem por uma prova oral sobre conhecimentos gerais do Município, desfile individual, desfile temático e desfile de gala. A melhor torcida, que ganhou um troféu, foi da candidata Wendi.

O corpo de jurados foi formado por Eliza Machado (gerente do SESC Tramandaí), Rose Scherer (secretária executiva da Amlinorte), Marcia Tedesco (prefeita de Balneário Pinhal), Cristiano Alves (agente de Cultura e Lazer do SESC Tramandaí) e Milene Reinheimer (rainha do 5º Festimel Balneário Pinhal).

Após, houve baile animado por Paulynho Suris e banda.

O evento foi promovido pela Comissão Organizadora da Arrozarte através do Poder Executivo, com realização da JL Silveira e apoio da Rádio Cidade 100.7.