Nesta terça-feira, 24 de janeiro, o prefeito de Palmares do Sul, Mauricio Muniz, esteve em Esteio recebendo uma máquina pá-carregadeira e uma retroescavadeira, para uso na Obras e Agricultura.

Esta nova máquina carregadeira, com valor aproximado de R$ 550 mil, vem através de emenda da bancada do PSDB, indicada pelo deputado Lucas Redecker. Na ocasião, acompanharam o recebimento a presidente municipal do PSDB, Idene Boschetti, e o subprefeito de Quintão, Cristiano Farias.

RETRO – No mesmo ato, o Município recebeu também uma retroescavadeira através de indicação do deputado Elvino Bohn Gass, solicitada pelo vereador Filipe Lang.

“Agradecemos mais uma vez pela parceria do PSDB, base do nosso Governo; e também à emenda do deputado Bohn Gass, pela atenção nesta importante área do nosso Município. Estas máquinas chegam para colaborar em diversas ações, auxiliando em muitos serviços, especialmente nos distritos”, comenta o prefeito.

O IBGE está realizando o Censo 2022 em todo Brasil. Em função de muitas dificuldades, como baixa adesão de recenseadores às vagas disponibilizadas, pandemia e notícias falsas, o órgão ampliou para este mês de janeiro as ações com a finalidade de concluir o levantamento do número populacional do Brasil.

Em Palmares do Sul não é diferente. Algumas dificuldades implicam no atraso ou na falta de dados corretos. No entanto, o maior problema enfrentado no momento é a dificuldade de encontrar pessoas nas casas e a recusa de alguns em responder o questionário.

Diante disto, a Prefeitura de Palmares do Sul, através do iniciativa do prefeito Mauricio Muniz e do secretário de Finanças, Eder Andrade, promoveu uma reunião com a equipe local do IBGE para traçar uma estratégia a fim de conseguir recensear o percentual que ainda falta. Ampliando estes dados, o resultado é o mais próximo do número real de habitantes, o que proporciona em um percentual maior de repasse financeiro do Governo Federal ao Município.

Ficou ajustado que o Município auxiliará disponibilizando o que for necessário à equipe, inclusive um número de whatsapp do Gabinete onde a população que ainda não foi recenseada pode enviar uma mensagem com nome e endereço para agendamento da entrevista (que poderá ser feita até mesmo por telefone posteriormente), que serão repassados aos recenseadores. O número é (51) 9970-7708.

Estiveram na reunião a coordenadora Renata Menna Barreto, o agente Igor Monteiro e a consultora Carla Araújo.

“Solicitamos a atenção da população que ainda não respondeu para que entre em contato conosco e que recebam os agentes. Estes dados completos e corretos vão ajudar muito o nosso Município. Lembro que tudo é extremamente sigiloso, não tem implicação nenhuma com relação a cobrança de taxas ou impostos, e nem perde qualquer tipo de auxílio governamental. É de grande importância esta atualização para as questões geográficas e estatísticas, bem como para divisão de repasses, e Palmares depende muito de sua população”, salienta o prefeito Mauricio Muniz.

Na terça-feira, 29 de novembro, o prefeito de Palmares do Sul, Mauricio Muniz, acompanhado do secretário de Administração, Rodrigo Machado, realizou um roteiro na Capital gaúcha visando benefícios para o Município.

Inicialmente, estiveram no Departamento de Transportes do Estado (DTERS), onde foram recebidos pelo diretor Marcos de Freitas e pelo analista administrador Estevão Poitine; na qual solicitaram veículos que o Estado encaminha aos municípios após o uso para determinadas funções (e que posteriormente servem aos municípios que solicitam), como forma de doação; o que deve ocorrer a partir do próximo ano.

Na sequência, estiveram na central de doações da Defesa Civil; sendo recepcionados pelo Tenente Egevardt (representando o chefe do departamento, Tenente Iglesias). Neste setor, receberam roupas, calçados, cobertores, entre outros utensílios, a serem encaminhados para a Assistência Social de Palmares do Sul.

Nestas visitas, eles foram acompanhados pela assessora da Casa Civil, Deise Stiegemeier.

Finalizando, o prefeito esteve em reunião, novamente, com o vice-governador eleito, Gabriel Souza, reforçando o pedido para o andamento do projeto Avançar RS/Turismo, na qual Palmares do Sul está cadastrado, objetivando o desenvolvimento da infraestrutura municipal nesta área.

“Foi um dia muito proveitoso. Agradeço a todos que nos atenderam e auxiliaram, em especial ao pessoal da Defesa Civil, toda equipe e direção, por sempre atenderem e assistirem nosso Município, na qual já recebemos os materiais. Também ao pessoal do DTERS e ao nosso próximo vice-governador, por mais uma vez nos atender e demonstrar a sintonia e compromisso com Palmares do Sul. Muitas coisas vão se desenvolvendo, concretizando e aparecendo, pelo bem do Município como um todo”, comenta o prefeito Mauricio Muniz.

A manhã desta quinta-feira, 24 de novembro, começou com uma grande notícia para a comunidade palmarense. Foi assinado o Termo de Fomento 01/2022, entre o município de Palmares do Sul e a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal; na qual tem como objetivo o subsídio de R$ 3 mil mensais ao SCAB (Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro) de Balneário Pinhal.

O ato de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Mauricio Muniz, juntamente com o presidente da Associação, Daniel Schalemberger.

“Agradecemos muito pela parceria, pois é muito importante para nos ajudar a manter toda a estrutura que disponibilizamos para a comunidade da região. Hoje contamos com equipamentos de alta eficácia para o combate à incêndios e outros atendimentos, e com uma equipe muito qualificada, preparada para as ações”, comentou Schalemberger.

O prefeito Mauricio Muniz destaca o quanto lutou para que o contrato fosse possível: “Conversamos já há bastante tempo com o pessoal dos Bombeiros Voluntários, sabendo da importância que seria para todo nosso município, em especial para o Quintão. Eles já possuem convênio semelhante com Balneário Pinhal, na qual a prefeita Marcia é nossa parceira e havia relatado toda atenção com os trabalhos que fazem. Já era um desejo antigo e venho trabalhando internamente para organizar as questões burocráticas, que sabemos que acaba atrasando um pouco. No entanto, hoje conseguimos concretizar e finalmente poder anunciar esta parceria que oferece mais tranquilidade para nossa população com esta excelente equipe bem próxima a nós. Agradeço também aos vereadores que prontamente aprovaram o projeto assim que enviamos à Câmara”, salienta o prefeito Mauricio Muniz.

Após percorrer os distritos e o município vizinho Capivari do Sul, e com desfile pelas ruas da Sede, no dia 20 de setembro, encerrou a Cavalgada da Semana Farroupilha de Palmares do Sul; que neste ano homenageou a professora Jane Handschunch Pinto.
O ato de extinção da chama, pronunciamentos do prefeito Mauricio Muniz; do secretário de Turismo, Cultura, desporto e Lazer, Marco Ventura; e do coordenador da cavalgada e filho da homenageada (em nome da família presente), Fernando Brown; além de apresentações e baile, ocorreu no Clube dos Jipeiros.

Registro em imagens do Desfile Cívico de Palmares do Sul realizado na manhã de sábado, 17 de setembro; com a presença das Bandas Marciais de Balneário Pinhal e da Brigada Militar, autoridades, escolas, instituições/entidades, empresas e Secretarias Municipais.

Clique nos links abaixo e confira:

PARTE 1

PARTE 2

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, o prefeito Mauricio Muniz participou, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, do ato de lançamento do “Litoral Norte nas 4 Estações” – projeto do Governo do Rio Grande do Sul de integração turística dos Municípios. Estavam presentes o governador Ranolfo Vieira Junior e o secretário de Turismo do Estado, Raphael Ayub (que é de Capão da Canoa).
Com isto, Palmares do Sul passa a integrar o novo projeto do Governo do Estado de convergência turística e econômica na região do Litoral Norte. O principal projeto a ser explorado pelo município é o retorno da Arrozarte, que terá em 2023 sua terceira edição, e também faz parte do novo conteúdo.
“Para nós é um momento muito importante. É um passo para colocarmos Palmares do Sul em evidência o ano todo, explorando suas riquezas e potencial turístico. Temos a praia do Quintão; eventos grandiosos, como o encontro dos jipeiros; novas ideias, como o passeio ciclístico e o kite surf; parcerias com aqueles que se propõem em apresentar projetos; as culturas da pesca e da agro; e o retorno da Arrozarte como um dos maiores eventos da região. Estamos aproveitando uma grande oportunidade para o crescimento do nosso Município”, comenta o prefeito Mauricio Muniz.

O prazo para pedidos de isenção de IPTU, para o exercício fiscal do ano 2023, encerra dia 30/09/2022.

A isenção dependerá de requerimento formal e entregue à Secretaria de Finanças (Av Palmares, nº 1211, ao lado da Cofepal), fundamentado por pessoa ou entidade interessada; e somente será aprovado pela autoridade municipal competente. Frisa-se que os benefícios fiscais somente poderão ser concedidos até o final do exercício financeiro correspondente ao lançamento.

Você que é aposentado, inativo, pensionista, dependendo da sua renda pode ter direito ao benefício. Você que possui dois terrenos cuja utilização seja 50% ou mais para produtos hortigranjeiros, ou a título de IPTU Social quando o contribuinte ou familiar que com ele resida e seja dependente econômico demonstre ser portador de doença ou deficiência (conforme relacionadas no art. 148 do CTM — Código Tributário Municipal), cuja renda familiar seja igual ou inferior a 4 (quatro) salários mínimos; ou ainda a título de IPTU Cidadão os contribuintes que se encontrarem em situação de vulnerabilidade social, incluídas no Cadastro Único de Assistência Social e que atenda aos requisitos constantes no art. 149 do CTM-Código Tributário Municipal.

Para saber mais detalhes sobre os requisitos para requerer a isenção acesse o site:

www.palmaresdosul.rs.gov.br —  Publicações Oficiais — Legislação — Código Tributário Municipal (art. 144 ao 149).