O alistamento militar deverá ser feito na Junta de Serviço Militar até o dia 30 de junho. O alistamento é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Isto vale também para os cidadãos brasileiros que residem no exterior. (Ex. Cidadãos que nasceram em Dezembro de 1998 se alistam no ano de 2016).
Após ter-se alistado, o cidadão receberá seu Certificado de Alistamento Militar (CAM) no prazo dado pela Junta de Serviço Militar (JSM), contendo seus dados pessoais. Neste Certificado constarão a hora, o local e a data de apresentação para Seleção Geral.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
• Um destes documentos: Identidade sem abreviações (original e cópia); Certidão de Nascimento (original e cópia); Certidão de Casamento (original e cópia); Certificado de Naturalização (original e cópia); Certificado de Assinatura do Termo de Opção (original e cópia).
• Comprovante de Residência (preferencialmente com cópia);
• Uma Foto 3×4;
ONDE FAZER?
Av Luiz Silveira, 933 – Palmares do Sul (Sede)
Horário de Atendimento: das 8h às 11h30; das 13h30 às 17h.

Desde a segunda-feira, 13 de fevereiro, a Prefeitura de Palmares do Sul, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, está disponibilizando para Quintão uma cadeira anfíbia que possibilita o banho de mar à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; valorizando as questões de acessibilidade.

A cadeira ficará centralizada com o Comando dos guarda-vidas, na guarita 215 (Av. dos Bancários) para agendamento e uso, inclusive podendo ocorrer em outras guaritas (conforme necessidade dos usuários).

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Mauricio Muniz, do vice Gilmar Souza, do secretário de Turismo, Marcão Ventura, demais secretários, guarda-vidas e comunidade.

Nesta terça-feira, 24 de janeiro, o prefeito de Palmares do Sul, Mauricio Muniz, esteve em Esteio recebendo uma máquina pá-carregadeira e uma retroescavadeira, para uso na Obras e Agricultura.

Esta nova máquina carregadeira, com valor aproximado de R$ 550 mil, vem através de emenda da bancada do PSDB, indicada pelo deputado Lucas Redecker. Na ocasião, acompanharam o recebimento a presidente municipal do PSDB, Idene Boschetti, e o subprefeito de Quintão, Cristiano Farias.

RETRO – No mesmo ato, o Município recebeu também uma retroescavadeira através de indicação do deputado Elvino Bohn Gass, solicitada pelo vereador Filipe Lang.

“Agradecemos mais uma vez pela parceria do PSDB, base do nosso Governo; e também à emenda do deputado Bohn Gass, pela atenção nesta importante área do nosso Município. Estas máquinas chegam para colaborar em diversas ações, auxiliando em muitos serviços, especialmente nos distritos”, comenta o prefeito.

O IBGE está realizando o Censo 2022 em todo Brasil. Em função de muitas dificuldades, como baixa adesão de recenseadores às vagas disponibilizadas, pandemia e notícias falsas, o órgão ampliou para este mês de janeiro as ações com a finalidade de concluir o levantamento do número populacional do Brasil.

Em Palmares do Sul não é diferente. Algumas dificuldades implicam no atraso ou na falta de dados corretos. No entanto, o maior problema enfrentado no momento é a dificuldade de encontrar pessoas nas casas e a recusa de alguns em responder o questionário.

Diante disto, a Prefeitura de Palmares do Sul, através do iniciativa do prefeito Mauricio Muniz e do secretário de Finanças, Eder Andrade, promoveu uma reunião com a equipe local do IBGE para traçar uma estratégia a fim de conseguir recensear o percentual que ainda falta. Ampliando estes dados, o resultado é o mais próximo do número real de habitantes, o que proporciona em um percentual maior de repasse financeiro do Governo Federal ao Município.

Ficou ajustado que o Município auxiliará disponibilizando o que for necessário à equipe, inclusive um número de whatsapp do Gabinete onde a população que ainda não foi recenseada pode enviar uma mensagem com nome e endereço para agendamento da entrevista (que poderá ser feita até mesmo por telefone posteriormente), que serão repassados aos recenseadores. O número é (51) 9970-7708.

Estiveram na reunião a coordenadora Renata Menna Barreto, o agente Igor Monteiro e a consultora Carla Araújo.

“Solicitamos a atenção da população que ainda não respondeu para que entre em contato conosco e que recebam os agentes. Estes dados completos e corretos vão ajudar muito o nosso Município. Lembro que tudo é extremamente sigiloso, não tem implicação nenhuma com relação a cobrança de taxas ou impostos, e nem perde qualquer tipo de auxílio governamental. É de grande importância esta atualização para as questões geográficas e estatísticas, bem como para divisão de repasses, e Palmares depende muito de sua população”, salienta o prefeito Mauricio Muniz.

Na terça-feira, 29 de novembro, o prefeito de Palmares do Sul, Mauricio Muniz, acompanhado do secretário de Administração, Rodrigo Machado, realizou um roteiro na Capital gaúcha visando benefícios para o Município.

Inicialmente, estiveram no Departamento de Transportes do Estado (DTERS), onde foram recebidos pelo diretor Marcos de Freitas e pelo analista administrador Estevão Poitine; na qual solicitaram veículos que o Estado encaminha aos municípios após o uso para determinadas funções (e que posteriormente servem aos municípios que solicitam), como forma de doação; o que deve ocorrer a partir do próximo ano.

Na sequência, estiveram na central de doações da Defesa Civil; sendo recepcionados pelo Tenente Egevardt (representando o chefe do departamento, Tenente Iglesias). Neste setor, receberam roupas, calçados, cobertores, entre outros utensílios, a serem encaminhados para a Assistência Social de Palmares do Sul.

Nestas visitas, eles foram acompanhados pela assessora da Casa Civil, Deise Stiegemeier.

Finalizando, o prefeito esteve em reunião, novamente, com o vice-governador eleito, Gabriel Souza, reforçando o pedido para o andamento do projeto Avançar RS/Turismo, na qual Palmares do Sul está cadastrado, objetivando o desenvolvimento da infraestrutura municipal nesta área.

“Foi um dia muito proveitoso. Agradeço a todos que nos atenderam e auxiliaram, em especial ao pessoal da Defesa Civil, toda equipe e direção, por sempre atenderem e assistirem nosso Município, na qual já recebemos os materiais. Também ao pessoal do DTERS e ao nosso próximo vice-governador, por mais uma vez nos atender e demonstrar a sintonia e compromisso com Palmares do Sul. Muitas coisas vão se desenvolvendo, concretizando e aparecendo, pelo bem do Município como um todo”, comenta o prefeito Mauricio Muniz.

A manhã desta quinta-feira, 24 de novembro, começou com uma grande notícia para a comunidade palmarense. Foi assinado o Termo de Fomento 01/2022, entre o município de Palmares do Sul e a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal; na qual tem como objetivo o subsídio de R$ 3 mil mensais ao SCAB (Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro) de Balneário Pinhal.

O ato de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Mauricio Muniz, juntamente com o presidente da Associação, Daniel Schalemberger.

“Agradecemos muito pela parceria, pois é muito importante para nos ajudar a manter toda a estrutura que disponibilizamos para a comunidade da região. Hoje contamos com equipamentos de alta eficácia para o combate à incêndios e outros atendimentos, e com uma equipe muito qualificada, preparada para as ações”, comentou Schalemberger.

O prefeito Mauricio Muniz destaca o quanto lutou para que o contrato fosse possível: “Conversamos já há bastante tempo com o pessoal dos Bombeiros Voluntários, sabendo da importância que seria para todo nosso município, em especial para o Quintão. Eles já possuem convênio semelhante com Balneário Pinhal, na qual a prefeita Marcia é nossa parceira e havia relatado toda atenção com os trabalhos que fazem. Já era um desejo antigo e venho trabalhando internamente para organizar as questões burocráticas, que sabemos que acaba atrasando um pouco. No entanto, hoje conseguimos concretizar e finalmente poder anunciar esta parceria que oferece mais tranquilidade para nossa população com esta excelente equipe bem próxima a nós. Agradeço também aos vereadores que prontamente aprovaram o projeto assim que enviamos à Câmara”, salienta o prefeito Mauricio Muniz.