Agricultura presta assistência a pequenos produtores

, Agricultura

Com objetivo de estimular a agricultura familiar, a Secretaria da Agricultura de Palmares do Sul presta assistência direta a mais de duzentos pequenos produtores rurais, índios e pescadores utilizando tratores, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras e retroescavadeiras para recuperação de solos, preparo de áreas para plantio, tratos culturais, colheita, construção, recuperação e conservação de estradas vicinais, dragagem, obras de drenagem e irrigação. O trabalho já está surtindo efeito com a colheita de milho, alfaces, rabanetes, hortaliças em geral, que são vendidos nas feiras realizadas nas terças-feiras em Bacupari e nas quintas-feiras na Sede do município.

Assistência Técnica:
– Extensão Rural e Assistência Técnica pela Secretaria em Convênio com
EMATER.
– Assistência aos Pescadores puxando barcos para concerto, com trator e retroescavadeira e apoio ao curso ministrado pela Marinha.
– Assistência aos Quilombolas e Índios.
– Atendimento veterinário na Secretaria de Agricultura segunda e terça feira o dia todo, e quartas até o meio dia.

Inspetoria Veterinária:
– Atualização das Declarações Anuais de Rebanho de Animais, atingindo 100% dos produtores em atividade agropecuária.
– Recebimento da Campanha de Vacinação contra a febre aftose bovina, atingindo 100% dos produtores em atividade.
– Registro de Marca e Sinal de Rebanho.
– Emissão de GTA – Para movimentação de equinos em todos os rodeios e atividades campeiras da região.
– Emissão de GTA – Para transporte de gado entre propriedades e para o abate. Este serviço é fundamental para a saúde dos animais e para a saúde humana, pois dá o suporte para o desenvolvimento social e econômico das propriedades.

A Secretaria de Agricultura também oferece assistência aos assentados e quilombolas e pequenos produtores para que possam plantar suas roças.
Em 2017, para alguns produtores da Granja Vargas viabilizarem a plantio, a Secretaria construiu um canal com mais de 5 mil metros, fato que destaca o bom desempenho dessa pasta.

Serviços prestados com as máquinas para mais de trezentos produtores Pequenos Agricultores, Assentados, Quilombolas: Trator: arado, grade, canteiradeira e plantadeira, com preparo da terra e plantio e ensiladeiras para silagem de milho.
Retroescavadeira: limpeza de valos, esgotos de água na lavoura de arroz, drenagem, irrigação, melhoria de açudes de bebedouro para o gado.
Poclan (escavadeira hidráulica): limpeza de canais, destoca, limpeza de acesso de estradas, melhoria de açudes e bebedouros de água, atendendo mais de 200 produtores.

Imprimir