Prefeito faz balanço de um ano de gestão

O prefeito de Palmares do Sul, Mauricio Muniz, faz um balanço de um ano de gestão; após a eleição suplementar ocorrida em 7 de julho de 2019 e a posse em agosto. Diversas ações foram realizadas, contando com a parceria do vice Gilmar Souza, secretários e demais equipes de cada setor.

SECRETARIA DE SAÚDE – Passou a disponibilizar quatro veículos alugados para transporte de pacientes. Como a frota própria estava sucateada, este foi avaliado como o melhor custo benefício com relação à manutenção e aquisição. Assim, está sendo ofertado sempre qualidade e conforto aos pacientes que precisam se deslocar do município. Além de fazer economia, a frota se mantém sempre qualificada; prestando a melhor atenção possível aos munícipes e atendendo a grande demanda diária.

Com a finalidade de melhorar a estrutura de atendimento para os moradores de Palmares do Sul, a Prefeitura Municipal e o Hospital São José celebraram, em janeiro deste ano, um contrato de prestação de serviços. Dessa forma, os atendimentos clínicos retornaram para o Hospital, das 8h às 20h, de segundas à sextas-feiras (exceto feriados). Às noites e finais de semana, o atendimento de urgência e emergência continua normalmente, também no Hospital. A população pode contar novamente com toda estrutura física do Hospital São José, médicos e demais profissionais; recebendo maior qualidade no atendimento com instalações mais adequadas.

Os Postos de Saúde receberam atenção especial, com diversas melhorias, que eram, inclusive, apontadas há tempos pela 18ª CRS, como aquisição de materiais e revitalizações. Foi reaberto o Posto de Apoio na Butiatuva, como extensão da ESF Granja Vargas; ampliação das equipes de saúde, agentes comunitários e médicos em todos os Postos. O PA de Quintão passou a atender 24 horas de sexta a domingo e foi implantado sistema informatizado para organização administrativa e de atendimentos. O SAMU/base Quintão, teve seus problemas sanados e passou a ficar disponível novamente para a comunidade. Em maio, passou a ser disponibilizado atendimento ginecológico em convênio com o Hospital São José; além de diversos programas pelo NAAB.

Com relação à pandemia de Covid-19, diversas ações foram implementadas desde março. Inclusive, antes de haver casos no Litoral Norte, uma equipe da Saúde participou de uma formação, em fevereiro, trabalhando com a possibilidade de enfrentamento e plano de contingenciamento, caso fosse necessário. Com o início da pandemia, foram instaladas tendas de campanha em frente ao Hospital São José e ao Posto de Quintão para atendimentos de casos suspeitos (uma custeada pela Cooperativa Arrozeira Palmares e outra cedida pelo Exército). Ações nos meios de comunicação sobre conscientização e prevenção, barreiras sanitárias, distribuição de dispensers de álcool gel e máscaras. Também disponibilização de carros em todos os postos e linhas telefônicas específicas, e mantidas as restrições, conforme os principais decretos de regulamentações do Estado.

Foram lançados os programas de Tele Apoio Psicológico e Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. No verão deste ano, foi possível fazer ações, como caminhadas e bancas da saúde. Em parceria com o SESC, foi implantado o programa “Sorrindo para o futuro”, obtendo excelentes resultados.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – No CRAS, foram realizados mais de 1600 Cadastros Único, 188 Carteiras de Aposentado, 107 Carteiras de Passe Livre, aproximadamente 500 atendimentos com assistente social, 264 segunda via de Certidões (Nascimento/Casamento), doações de roupas, armações de óculos, 95 Auxílio Emergencial, quase 500 cestas básicas. Através de recursos federais do IGD/SUAS e Bolsa Família, foi adquirida uma caminhonete Oroch, no valor de R$66.000,00.

EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação conseguiu, até o momento, cumprir 100% das metas estipuladas. Entre as principais, destacam-se:

Aquisição de um ônibus; formação dos professores com oficiais para Ensinos Infantil e Fundamental; conserto de salas de aulas da Escola Bento Gonçalves (Quintão); reforma da lavanderia da Escolinha Luluzinha; construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); cercamento da Escolinha Estrelinha do Mar (Quintão) e da Domingos Saraiva (Bacupari); encaminhamento do sistema de tratamento da água da Escola José Marques Lopes (Frei Sebastião), Domingos e Estrelinha; cobertura das Escolas Domingos e Cacildo Krebs (Granja Vargas); municipalização da Escola Cacildo Krebs; implantação do Programa Senso Digital, para proporcionar o envio de atividades digitais neste momento de pandemia; todas s turmas estão com professores para realizar as horas complementares na educação infantil, bem como nas séries iniciais; e pagamento do Piso Salarial dos Professores.

AGRICULTURA – Uma das principais atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Fomento à Agricultura e à Pesca foi a parceria com os produtores quanto à utilização de máquinas nas propriedades rurais. Foram atendidas 240 propriedades; com ações para lavras, gradear, encanteirar, plantio, limpeza de valos, limpeza de açudes e bebedouros de água do gado, limpeza e remonte de canais de irrigação e drenagem do arroz. A Secretaria disponibilizou o maquinário e operador, tendo como contrapartida a colocação do óleo diesel por parte de cada produtor.

Foram feitos, também, trabalhos a fim de atender os problemas causados pela estiagem prolongada, que acabou por secar os açudes em aproximadamente 80% das propriedades.

TURISMO – A Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer teve um 2019 intenso, especialmente na área esportiva. Em abril de 2019, foi realizada a Copa Palmares, com a participação de nove equipes, tendo representantes de Palmares, Balneário Pinhal, Mostardas, Imbé e Viamão. Assim que encerrou a Copinha, iniciou o Municipal de Futsal, que homenageou Manoel dos Santos de Aguiar Fraga (Manoelzinho), contando com 10 equipes, que disputaram de julho ao final de agosto. Na sequência na área do desporto, houve o Campeonato Municipal de Futebol Amador; de outubro a dezembro.

Paralelamente, aconteceram diversos outros eventos. Em maio do ano passado, em um curto de espaço de tempo, e com muita determinação pela equipe do Turismo, foi organizado um belo aniversário de 37 anos para o Município, com programação no Salão Paroquial da Sede, inclusive com show de Sandro Coelho, e pelos distritos. Teve também Campeonato Municipal de Laço no mês de maio. Já em setembro, houve uma grande programação da Semana Farroupilha; homenageando Manoel Gomes de Almeida (Mariante – in memoriam); e Domingos Terra.

Em outubro, tiveram várias ações do Outubro Rosa e pelo Dia das Crianças; além de apoio à Festa de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Paraíso, e o Encontro de Carros Antigos, no Ginásio. No final do ano, teve ainda Encontro de Caiaques em comemoração ao Dia do Rio Palmares, Festa Halloween em Quintão e grandes festividades e decoração do 1º Natal Encantado de Palmares do Sul.

Já para o verão de 2020, teve uma etapa do Campeonato Estadual de Resistência de Ciclismo pela Liga Gaúcha de Ciclismo; Ginástica na Praia, Projeto Movimento Surf Quintão, shows com Éverton Silva (do Ídolos), Grazi Andrioti, Banda Vanerejo, Dj Fermy, trio elétrico, blocos de carnaval e Summer Day. Teve encontro gastronômico de food trucks, etapa SESC Verão de beach soccer, Festa de Iemanjá, Curso de Bombeiros Mirins, Fest Car Retrô, zumba na praia e Campeonato gaúcho de luta livre.

PLANEJAMENTO, PROJETOS E MEIO AMBIENTE – Nesta Secretaria, que atua em conjunto com as demais, diversas ações foram organizadas e realizadas; destacando-se: Projeto de reforma Ginásio da Granja Vargas; projeto de drenagem Rua Firmiano M. Osório; projeto de gradil de concreto Escola Domingos; projeto de reforma do ESF Av. Brasil – Quintão; execução de PPCI’s escolas municipais/ginásios; gradil Escola Estrelinha do Mar; reforma ginásio Bento(Quadra); projeto para aquisição de CBUQ (asfalto tapa-buracos em Quintão); projeto para aquisição de saibro; geoprocessamento para instalação de LED; finalização pavimentação Av. Palmares; dentre diversas outras.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – Na Secretaria de Indústria e Comércio, de outubro de 2019 a março de 2020, destacaram-se o Plano de Ação no Quintão dos Quiosques, com localização, marcação de ponto, licença, alvarás dos 34 quiosques na orla marítima; além de ter sido passado de 28 pontos para os atual 34; ação dos Trailers e Food Trucks na Avenida dos Bancários, passando o decreto de 10 pontos para 18 pontos; ação dos artesãos do Quintão na Avenida dos Bancários (reunião, documentação, confecção da carteira de artesão e pontos de quiosque); além da ação do grupo de Artesão de Palmares (reunião com o grupo, confecção das carteiras de artesão, num total de 28 carteiras na Sede e 18 carteiras em Quintão.) Teve também a elaboração do projeto Adoção de Praças e Canteiros e locais públicos para conservação e manutenção (projeto em votação na Câmara); projeto das Feiras itinerantes no município conforme comissão de comerciantes da Sede e ACIPS (lei na Câmara sendo discutido para votação).

Imprimir