CRIADO GABINETE DE CONTINGÊNCIA CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

, Saúde

Na terça-feira, 17 de março, em reunião no Gabinete do prefeito Mauricio Muniz, foi criado o Gabinete de Contingência do município contra o novo coronavírus; visando ações de prevenção no âmbito municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, integrando Secretaria de Educação, Hospital São José e farmácias. Além de toda assistência, diretrizes foram tomadas para prevenção, cuidados e preparação para enfrentamento da pandemia do Covid-19.

DEFINIÇÕES:

• Suspensão das aulas nas Escolas Municipais por 15 dias a partir do dia 19/03/2020.
  • Suspensão de eventos e utilização dos Ginásios de Esportes por 30 dias.
  • Recomendação para que não sejam realizadas festas e eventos particulares.
  • Convocação das férias de profissionais da área da saúde.
  • Ampliação do atendimento específico para o Covid-19.
  • Colocação de um carro em cada ESF especialmente para atendimentos relacionados ao Covid-19.
  • Atendimentos médicos nos postos da ESF também nas sextas-feiras.
  • Telefone para a comunidade para tratar especificamente sobre o caso: 3668-1626.
  • Mídias informativas e de conscientização: folders, rádios e redes sociais.
  • Farmácias com orientações específicas e Hospital com preparação especial, tanto para a prevenção, quanto para casos suspeitos.
  • RECOMENDAÇÕES EM GERAL:

– Evitar visitas e festas.

– Evitar viagens.

– Idosos evitar sair de casa.

– Ao ir nos mercados e farmácias, ir apenas uma pessoa da família.

– Quando possível, e ser for necessário, ir sem acompanhante à atendimentos de saúde.

– Procurar Postos de Saúde apenas se houver grande necessidade.

– Lavar frequentemente as mãos, usar álcool gel, evitar cumprimentos, distância de no mínimo 1 metro das pessoas, evitar compartilhamento de chimarrão e evitar aglomerações.